Todas as crianças têm direito a especial protecção. Quisemos trabalhar esta ideia e criar uma tenda especial: um lugar onde nos pudéssemos refugiar quando estamos preocupados ou agitados. A tenda é um lugar de paz, onde podemos reflectir e recuperar energias. A cobertura da tenda foi feita com reutilização de sacos de plástico e no interior pendurámos pequenas mensagens de motivação e amizade, para partilhar com os outros.
Iguais
Apesar das nossas diferenças, somos iguais e os nossos direitos devem ser respeitados sem nenhum tipo de discriminação. Por isso decidimos trabalhar esta ideia: igualdade na diversidade!
O livro dos retratos fantásticos
Vamos conhecer-nos melhor a fazer o nosso
auto-retrato e depois transformar os desenhos num livro interactivo, onde os
retratos se transformam em animais exóticos e outras criaturas imaginárias…
A montanha mágica
Palavras de motivação, objectivos e intenções positivas para o novo ano. A montanha é mágica porque, se quisermos com muita força, os nossos desejos realizam-se!
Dançar e pintar ao som da música
No último dia do ateliê no Centro Cultural Roque Gameiro trouxemos as coisas para a rua. Um vizinho pôs a música, dançámos e pintámos. Algumas crianças do bairro que não tinham participado no atelier vieram ver o que se passava e pintaram também.
Ateliê de pintura_Centro Cultural Roque Gameiro
Tintas e pincéis para todos, sobre tela ou sobre papel, e liberdade para fazerem o que lhes apetecer. O ateliê teve crianças entre os 4 e os 12 anos, que saiam de lá com um sorriso nos lábios e voltavam no dia seguinte. As pinturas dos mais pequeninos são - como é habitual - as que revelam maior liberdade e espontaneidade.
Oficina de gravura
Oficina de pintura em tela_Pintar o fogo
Com o fogo não se brinca. Mas podemos pintá-lo e reflectir sobre a prevenção dos incêndios. Primeiro criámos grupos de trabalho e pesquisa, onde todos falaram e deram ideias. Depois passámos os esboços para a tela, numa composição equilibrada. A pintura final é o resultado de um trabalho de grupo que durou três dias, no CAF da escola Querubim Lapa.
Pintura mural
O mural no recreio da Escola Querubim Lapa foi concebido e desenhado por mim e pintado por todos os alunos. Representa a cidade de Lisboa e serviu de cenário à festa de final de ano, que comemorou o encerramento das actividades lectivas e os santos populares. Posteriormente serão criadas pinturas amovíveis, alusivas às várias festividades ao longo do ano, que serão acrescentadas pelos alunos ao mural.
Pintura seniores
A pintura pode ser redescoberta em qualquer idade da vida, proporcionando novos desafios e contribuindo para o bem-estar físico e intelectual. A criação artística ajuda a desenvolver capacidades cognitivas e motoras, integrando corpo, mente e espírito. Estes são os meus alunos da turma de Pintura da Brandoa, na exposição de final de ano do concelho da Amadora.
Desenhar a música
A música pode ser desenhada de muitas formas: podemos criar imagens, ou apenas traduzir as emoções sentidas de forma abstracta. Nesta actividade a proposta é sentir o ritmo e a intensidade, e exprimi-los através do traço, do movimento do braço e da cor. Fizemos a experiência com vários estilos musicais e todos puseram os lápis e as canetas a dançar sobre o papel. É um exercício muito terapêutico, de libertação de energia e contacto com as emoções, que nos deixa relaxados e concentrados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)