Gravura com embalagens de esferovite_cartões de Natal


 

Com embalagens vazias de esferovite podemos fazer chapas de gravura e criar os nossos cartões de Natal, aproveitando a parte mais lisa de cada embalagem. A placa pode ser tintada com rolo ou com uma esponja embebida em tinta. Depois prensa-se com muito cuidado... e é este o resultado.

Oficina de papel marmoreado














O papel marmoreado é uma técnica tradicional para decorar papel com padrões coloridos e orgânicos. Para fazer esta técnica usa-se tinta de óleo sobre uma superfície com água e depois deita-se o papel por cima para imprimir. Todas as folhas ficam diferentes umas das outras e o resultado é sempre imprevisível!


Halloween



A bruxa maléfica feita em papel de jornal assustou todos os que vieram à festa!

Oficina de fantoches




 

Com pasta de papel, tintas, tecidos, cola e agrafes, fizemos estes fabulosos fantoches, que recriam as várias personagens do conto O duende da mercearia de Hans Christian Andersen.

Mini zines




Nos dias 6 e 7 de Setembro aconteceu mais uma edição da Feira Morta, na SMUP, Parede. Como é uma feira que celebra a edição independente e o DIY, não podíamos deixar de pensar no tema da auto-edição para uma oficina. Foi assim que aconteceu o Mini-zines, um workshop de criação de fanzines para os mais pequenos. Os desenhos começaram a surgir e foram criadas publicações cheias de ideias novas, como esta história dos quadrados amarelos e dos círculos vermelhos, que até tem escrita em código e tudo!


Esculturas em papel







O Bairro da Boba, no Casal de S. Brás vai ficar mais bonito com estas esculturas em papier maché, que fizemos no workshop da Semana da Juventude. As flores foram construídas com uma estrutura em arame e rede, cobertas com papel e cola e depois pintadas. Vão ser montadas na rotunda do bairro, mesmo à frente do Centro Cultural Roque Gameiro.

Recife de coral_assemblagem com materiais reutilizados



No recife de coral há peixes coloridos, algas e outras criaturas fabulosas, como a tartaruga do João!

O nosso dragão


Esta semana andámos a viajar pela Ásia e conhecemos algumas tradições dessa parte do mundo tão exótica para nós. No final pintámos este dragão.


Espanta espíritos



Fizemos estas esculturas musicais com rolos de cartão, corda e caricas. Mais um exemplo de como é possível fazer trabalhos inovadores e criativos com materiais reutilizados. Os espanta espíritos são postos nas janelas, para o vento os fazer agitar e produzirem som. Fizemos um gigante, para decorar a sala do CAF.

Flores de plástico




Com garrafas de plástico também podemos fazer flores. Estas foram feitas com as sobras do sofá.

Lixo extraordinário






O plástico é um dos materiais mais poluentes no planeta: uma garrafa de plástico demora mais de 100 anos para se decompor! É importante reduzir o consumo, mas também aprender a reciclar e reutilizar. Com as garrafas de plástico que trouxemos de casa, podemos construir móveis e outras coisas incríveis. Afinal o lixo ainda pode ser útil…

Desenhar e pintar com o corpo_ Música, dança e pintura







Na pintura podemos usar o corpo todo. Nesta actividade, pusemos a música a guiar os nossos movimentos e deixámos-nos levar...

Uma rosa para o dia da mãe




Com filtros de café usados fizemos estas rosas para oferecer no dia da Mãe. Para cada rosa é preciso um filtro inteiro e aproveita-se tudo!

Máscaras de Carnaval com ligadura de gesso


No Ateliê de Artes do CAF também fizemos máscaras de Carnaval: usámos ligadura de gesso para tirar o molde da cara e cada participante ficou com uma máscara à sua medida. Depois de secarem, as máscaras foram pintadas e decoradas de acordo com o projecto inicial.